Morando em Dubai

Intercâmbio em Dubai

27 junho 2021

Meu nome é Melissa Bernadelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo

  • De volta aos estudos

No meu post anterior Dubai, eu voltei!!! – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo , contei sobre a minha chegada em Dubai. Confira no link!

Tudo começou porque decidi dar continuidade ao curso de inglês interrompido por causa da pandemia.

Iniciei os estudos em Londres – um dos meus lugares favoritos no mundo – e pretendia terminar o curso lá, mas…

  • Restrições e quarentena

Desde 15 de fevereiro, deste ano, o Reino Unido passou a aplicar regras mais rigorosas para a entrada de estrangeiros de várias nacionalidades – incluindo o Brasil.

Os viajantes terão que pagar £ 1.750 (cerca de R$ 13.000) para realizarem uma quarenta de 10 dias, em um dos hotéis autorizados pelo governo; O valor inclui: hospedagem, com três refeições, traslados e o teste de covid-19.

É proibido deixar o hotel durante esse período –  sob pena de multa e até P R I S Ã O!!!

  • Custo x Benefício

Eu “ganho a vida” – e A M O – “montando” grupos para destinos exóticos e roteiros personalizados. Se tem uma coisa que sei fazer, é encontrar a melhor relação custo x benefício para uma viagem.

A decisão estava tomada, eu daria continuidade ao meu intercâmbio neste ano (2021). Hora de fazer contas!! Soma, divide, multiplica e: o valor da quarenta, falando de Londres, seria o suficiente para pagar um pouco mais de 2 meses de curdo intensivo em Dubai.

“Mas que país é este?” Eu me perguntava o tempo todo. Estou falando de um período em que as restrições estavam bem mais severas para o Brasil – a vacinação, de toda a população, era uma perspectiva distante.

Além disso, minha escolha foi aperfeiçoar a língua inglesa – precisava ser um país que pudesse atender esse requisito.

Minha “fome de viagem” ajudou muito na decisão. Conhecendo 38 países, consegui fazer um comparativo para saber quais considerar e quais descartar!

  • Alguém falou: intercâmbio em Dubai? Sério isso?

Sim, é muito sério!

A língua oficial dos Emirados Árabes Unidos é o árabe, mas a maioria da população fala inglês. Yes, baby!

Comércio de petróleo, de ouro e a construção civil atraem estrangeiros de países mais pobres – que, durante décadas, chegam em busca de oportunidade e condições melhores de vida.

Sobrevivem com muito pouco para que consigam enviar recursos às famílias que permanecem em seus países de origem. Por isso , também, este país tem quase 90% da população composta por estrangeiros.

Há muitos dialetos locais, além do idioma oficial, mas o inglês é língua franca por aqui. Uma maneira de todos se comunicarem!

Já conhecia Dubai Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo, adorei a cidade e não tive dúvidas: cá estou há mais de dois meses e tem sido delicioso.

  • E aí, tia, how are you?

Se você é daquelas pessoas que pensam: “impossível intercâmbio aos 40 anos, intercâmbio é coisa de adolescente, já passou a minha época…” Eu tenho uma coisa para te dizer: STOP IT RIGHT NOW!!

É notório que o intercâmbio se popularizou entre os adolescentes – mais precisamente entre os europeus. Após a segunda guerra mundial, com a Europa devastada, os Estados Unidos decidiram atrair jovens europeus para estudarem no pais e viverem com famílias norte-americanas. Nascia o intercâmbio de High School – equivalente ao nosso ensino médio.

Hoje são taaaantas  as possibilidades de intercâmbio, desde cursos de idiomas – diversas línguas – até intercâmbio social. Você pode fazer um curso de italiano com culinária, história da arte ou fotografia. Pode estudar em uma das melhores escolas de gastronomia do mundo – na França ou Suíca; pode estudar espanhol na América do Sul e participar de um trabalho voluntário. Pode fazer um curso para jovens advogados em Londres ou um Business English em Nova York.  Além disso,  muitas escolas oferecem cursos para grupos 60+.

  • Melhor idade

Se você me perguntar qual é a melhor idade para fazer intercâmbio, prefiro falar em tempo.

Em que tempo você tomou essa decisão? Em que tempo você conseguiu se programar financeiramente? Em que tempo você sente segurança para ficar distante de casa por pelo menos 4 semanas? A decisão é sua! Não tem a ver com idade, tem a ver com estar preparado/preparada para uma das experiências mais enriquecedoras que você terá!

Eu viajei focada no meu objetivo. Meu curso é de período integral – as nomenclaturas variam de uma escola para outra. As mais comuns são:

  • Part time: cursos de meio período, geralmente de manhã.
  • Intensive English: para os cursos com carga horária mais longa, aulas no período da manhã e da tarde (meu curso).

Se pensarem: “sobra tempo para a diversão?”. Claaaaaaaaro que sobra! Sou muito ativa (talvez seja hiperativa não diagnosticada na infância), já fiz muitas amizades e estou sempre saracoteando por aqui! Confiram no meu IG @melbernardelli

Quero aproveitar ao máximo meu tempo em Dubai, então: todo dia é dia, gente!!

Ainda prático esportes, ando de patins na orla, cozinho e limpo a casa. Organizando o tempo, dá para dormir de vez em quando… Brincadeira!! Preciso estar disposta para os estudos e tenho me saído muito bem! Sinto orgulho de mim neste momento e isso é muito importante para me manter motivada.

 A escola é super acolhedora, as turmas são pequenas – média de 10 alunos por sala – e foi uma grata surpresa, além de ótima escolha. Eles são preocupados com a qualidade de ensino e estão sempre monitorando os alunos para acompanharem a evolução de cada um.

Aqui, em Dubai, os finais de semana são diferentes. Sexta-feira e sábado equivalem aos nossos sábados e domingos. Nos Emirados Árabes Unidos, domingos são dias úteis – como as nossas segundas-feiras. Leva um tempo para a adaptação, mas já estou no ritmo certo!

Esses passeios ajudam demais na prática do inglês utilizado no dia a dia. Estar com mais estrangeiros, do que brasileiros, é uma escolha que contribui para definir o tempo que levarei para alcançar a fluência que desejo. Coisas como: ir ao mercado, pedir comida, conversar com vendedores de lojas, funcionam como um teste – assim posso perceber as minhas deficiências na comunicação e aproveito para exibir meus “traquejos”.

  • Como é usar burca o dia todo?

Me divirto com essa pergunta – principalmente porque ela não reflete a minha realidade. Não é crítica, já que uma das premissas do intercâmbio é, justamente, respeitar as diferenças.

O que acontece é que estou em um país mulçumano – mas a religião não é imposta aos estrangeiros. Claro que há lugares, como as mesquitas – falo sobre o assunto neste post Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo – nos quais precisamos cobrir ombros e pernas, é uma exigência para todos e deve ser respeitada. Quando escolhi este país, estava ciente das diferenças religiosas e culturais –  é meu dever, como estrangeira, respeitá-las.

Eu quis estar aqui, fui acolhida neste país durante o meu curso, “a casa não é minha”, uma boa visita sabe como se comportar!

Do mais, uso todas as roupas que já usava no Brasil. Posso usar biquíni na praia, meus vestidos preferidos, roupa de academia…

Vou caminhando para a escola, cerca de 30 minutos (isso conta como exercício, tá pessoal?), e tenho me sentido muito segura.

Tem só uma coisa – preciso desabafar –, não estou psicologicamente (nem fisicamente) preparada para o calor de 50 graus que vem por aí! Já posso sentir uma quentura e nem chegamos no verão, ainda. Help me!!

Com certeza, contarei para vocês como é o tão temido: verão em Dubai!

Termino este post com o desejo de que estejam em segurança, com saúde e que a vacina chegue logo para todos os brasileiros. Estou aqui torcendo muito por vocês!! Quem sabe logo a gente não se vê em Dubai, hein?

Gostou? Deixe seu comentário. Compartilhe.

FOTO

Melissa Bernardelli

Travel Designer desde 2014

38 países

Seu sonho é a minha viagem! #mulherespelomundo

Deixe seu Comentário
3 Comentários
  1. Alberto Gouvea Nascimento   ///   11/08/2021 - 09h48

    Olá, tudo nem?
    Meu nome é Alberto e gostaria de saber como iniciar os planos de fazer intercâmbio em Dubai? O que preciso? Quero iniciar mais este projeto em minha vida com quase 40 anos também kkkk. Quero um dia validar meu diploma de veterinário aí e quem sabe um dia trabalhar no hospital de camelo que vc já disse em um post seu 🙌🏻🤗.
    Obrigado pela atenção

    • Mel Bernardelli   ///   11/08/2021 - 10h59

      Olá, vc pode me chamar no whatsapp para gente conversar? +556699204646

      Obrigada!!!

  2. […] o termino do meu intercâmbio em Dubai, confira o post aqui Intercâmbio em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo, meu próximo destino era Londres – fico com abstinência quando demoro a […]

Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post