Morando em Dubai

O que é o Ramadã???

05 maio 2021

O Ramadã de 2021 começou na segunda-feira, 12 de abril,e é mais provável que termine com Celebrações do Eid Al Fitr na quarta-feira, 12 de maio (dependendo do avistamento da lua).

Se você está se perguntando o que tudo isso significa? Aqui está o que você precisa saber sobre esta época especial do ano …

O que é o Ramadã?

O nono mês do calendário islâmico, o Ramadã é uma época em que os muçulmanos em todo o mundo se abstêm de comer, beber ou fumar entre o nascer e o pôr do sol.

Com duração de cerca de um mês, marca o momento em que o Alcorão foi revelado pela primeira vez ao Profeta Maomé. Extra orações tarawih  são realizadas na mesquita durante o Ramadã e todas as noites 1/30 do livro sagrado é recitado. No final do Ramadã, muitos observadores leram todo o Alcorão.

Por que o Ramadã é tão importante para os muçulmanos?

O jejum é um dos cinco pilares do Islã, que são a base da religião. Os pilares são a estrutura pela qual Muçulmanos vivem em todos os lugares, e o Ramadã é considerado a época mais sagrada do calendário islâmico. É um momento de oração, reflexão e devoção religiosa, para limpar os pecados do passado e focar em Allah por meio de boas ações.

Por que os muçulmanos jejuam?

Jejuar pode ser traduzido como “abster-se”. Portanto, durante o Ramadã, os muçulmanos se comprometem a não comer, beber, fumar ou mesmo mascar chicletes durante o dia. Mas não se trata apenas de contenção física, também se refere a maus pensamentos, ações e palavras.

Muitas pessoas presumem que o Ramadã é sobre privação, mas no Islã é frequentemente um momento para passar com a família, quebrando o jejum no pôr do sol no  iftar. O objetivo do jejum é ajudar os muçulmanos a aprenderem sobre autodisciplina e moderação, e capacitá-los a empatia com aqueles que têm menos.

Todos devem jejuar?

Para os muçulmanos, todos devem jejuar, mas há exceções. Crianças pequenas, mulheres grávidas, idosos e infermos não precisa jejuar devido a possíveis complicações de saúde. Mulheres em seu ciclo mensal também não jejuam. Se houver uma pausa temporária no jejum, os muçulmanos são obrigados a compensar os dias perdidos após o Ramadã.

Os não muçulmanos não precisam jejuar. No entanto, eles devem se comportar com sensibilidade durante o Ramadã, o que significa não comer, beber ou fumar em público durante o dia.

Tudo fecha durante o dia?

Em Dubai, muitos cafés e restaurantes permanecem abertos durante o Ramadã, mas podem ter horários de funcionamento mais curtos ou diferentes, então é melhor ligar antes. Os lugares que estão abertos durante o dia são provavelmente terá cortinas ou painéis para ocultar as pessoas que comem e bebem dos que estão em jejum. (isso não aconteceu em 2021 por conta do Corona vírus que está devastando a economia).

Tudo tende a acontecer muito mais tarde durante o Ramadã. Os shoppings fecham ainda mais tarde do que o normal, com muitos ficando abertos depois da 1h.

O que fazer e o que não fazer no Ramadã

O que fazer

Tente evitar as estradas ao pôr do sol, pois elas estarão mais ocupadas, uma vez que as pessoas que estão jejuando provavelmente estarão viajando neste horário para participar do iftar. Viaje mais cedo ou mais tarde, se puder.

Aceite convites para iftar. Além de ser uma maneira maravilhosa de experimentar a cultura dos Emirados Árabes Unidos, é educado aceitar. Pegue um pequeno presente para o seu anfitrião, como uma caixa de tâmaras.

Use os cumprimentos do Ramadã, como Ramadan Kareem e Ramadan Mubarak.

Seja caridoso. Uma grande parte do Ramadã é a gentileza e ajudar os outros. Existem muitas instituições de caridade em Dubai e causas pela cidade para você se envolver.

O que não fazer

Não coma, beba, fume ou masque chicletes em público durante o dia. Isso inclui na rua, no seu carro, no escritório (verifique suas próprias regras de escritório) e quaisquer outros pontos públicos. Quebrar esta regra é legalmente punível.

Não toque música alta em público. Se você estiver no carro, mantenha o volume do rádio baixo. O Ramadã é um momento contemplativo, e você deve estar atento para não perturbar os outros.

Não use linguagem ou gestos ofensivos. Isso não é algo que você deva fazer  habitualmente , mas é particularmente importante evitar isso durante o Ramadã.

Não fume nas áreas públicas. Se o seu local de trabalho tiver uma área externa pública para fumar, esteja ciente de que você precisará mudar sua rotina.

Na escola …

Coma e beba apenas na área do refeitório

A biblioteca é reservada para estudantes muçulmanos nos intervalos, portanto, não serão permitidos alimentos ou bebidas de qualquer tipo.

Sem bebidas na sala de aula (inclui água)

Frases úteis

Impressione seus colegas e amigos muçulmanos ou simplesmente pare um estranho na rua e fale sobre alguns deles

Frases fáceis de usar durante o Ramadã:

Ramadan mubarak = Abençoado Ramadan

Ramadan kareem = Feliz / generoso Ramadan

Iftar shahy = Tenha um bom iftar

Mubarak aleik al shahr = Que você receba as bênçãos do mês

Deixe seu Comentário
3 Comentários
  1. Denise   ///   21/05/2021 - 09h29

    Ouvi sobre o Ramadã estes dias. Fui pesquisar mas não tinha a metade do que tu escreveu.
    Nem sabia que era assim. Cada povo com seus costumes e culturas diferentes.
    Momento de reflexão e sacrifício. Meditação e o encontro do eu.
    Mel, entre o pôr do sol e o nascer do sol pode comer, beber, fumar ?

    • Mel Bernardelli   ///   22/05/2021 - 11h46

      Sim, eles acordam antes do sol nascer para fazer a primeira refeição do dia, depois disso só depois do por do sol, eu ia tentar fazer um dia para ver, mas desisti haha

  2. tlover tonet   ///   17/04/2024 - 01h23

    I am no longer certain the place you’re getting your information, but great topic. I needs to spend a while finding out more or understanding more. Thank you for excellent info I used to be searching for this information for my mission.

Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post