Mulheres pelo Mundo

Mulheres em Dubai

19 novembro 2020

Meu nome é Melissa Bernadelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Neste post você vai ficar sabendo como tudo começou!

No final vou contar um segredo!

  • Planejamento da Viagem

Amo fazer aniversário. Cada ano de vida é motivo de gratidão. Em 2016, decidi comemorar com uma viagem especial.

Comecei uma pesquisa pelos lugares que ainda não conhecia. “Wish List” na mão direita e mapa na mão esquerda!

Emirados Árabes Unidos, com a vibe das “Mil e Uma Noites”, e uma dose generosa de modernidade, atiçou minha alma viajante.

Destino escolhido! Hora de trocar a Wish List pela Check List, botar a mão na massa e colocar em prática o que nasci para fazer: Construir o roteiro.

  • Melhor data
  • Aéreo
  • Hospedagem
  • Planejamento de passeios
  • Fofoca do Bem

Era, também, aniversário da minha mãe e a convidei para a minha aventura. Ela topou na hora. Achou a idéia tão incrível que espalhou a notícia entre a família, para as amigas… A minha viagem virou uma espécie de “corrente” hahahaha…

Fui procurada por mulheres de diferentes faixas etárias, que queriam fazer uma viagem assim, desejavam conhecer lugares exóticos, com cultura diferente da nossa, mas sempre estavam à espera de companhia.

De repente éramos 18 mulheres rumo aos Emirados Árabes Unidos!

Pode respirar, toma um café, ou chá, e vamos em frente!

  • Emirados Árabes Unidos, aí vamos nós!

O país é uma federação formada por 7 emirados¹. Escolhi a cobiçada Dubai e a capital, Abu Dhabi.

Estávamos felizes, empolgadas e cheias de energia para iniciar a viagem! Desembarcamos em Dubai, no aeroporto já tivemos uma noção do que viria pela frente! Construção imponente, moderna, com muita tecnologia e organização. Minha experiência em aeroportos diz que este está entre os melhores do mundo!

Quem visita a Dubai do século XXI, com arranha-céus modernos, hotéis de luxo, restaurantes e atrações extraordinárias, não pode imaginar que a área esteve habitada por volta de 3.000 A.C. e que o modo de vida tradicional da tribo Bu Flasa tinha sua essência na simplicidade do campo: criação de gado, pesca, colheita de tâmaras e de pérolas.

¹ Deriva de Emir: título dos governantes de certas tribos ou províncias mulçumanas

  • O que fazer em Dubai?

Eu tinha em mente visitar os pontos turísticos mais tradicionais, mas também desejava proporcionar e vivenciar experiências diferenciadas.

Deixei minhas clientes livres na escolha dos passeios, nada foi obrigatório. Uma consultora de viagens experiente sabe que cada viajante tem seu ritmo e a própria previsão de investimento financeiro na viagem.

Viajamos juntas, mas pudemos fazer coisas separadas, sem estresse. Afinal, estávamos em Dubai!!!

  • Burj Khalifa

Somos capazes de escanear e processar imagens complexas em até 13 milissegundos. Rápido, né? Mas diante da grandiosidade do Burj Khalifa nossos olhos e mentes parecem precisar de muito mais tempo!

O prédio mais alto do mundo² levou 6 anos para ser construído, envolveu mais de 12.000 operários e foi inaugurado em 4 de Janeiro de 2010.

O Burj Khalifa foi feito de aço, concreto e tem seu exterior todo coberto por cerca de 28.000 painéis de vidro. São mais de 160 andares e 57 elevadores.

Confesso que meu coração acelerou quando entrei no elevador e comecei a “pequena jornada” que me levaria até o At.Mosphere (http://www.atmosphereburjkhalifa.com/), no 122º andar. Mantendo a tradição grandiosa dos Emirados Árabes Unidos, ele é o bar mais alto do mundo.

#mulherespelomundo marcou presença em um dos locais mais cobiçados de Dubai; a vista que tínhamos formava a harmonia perfeita entre cidade, deserto e oceano.

Foi uma experiência indescritível que me fez refletir sobre a engenhosidade e a criatividade da mente humana.

Se eu tivesse asas, iniciaria meu voo panorâmico a partir daquele ponto!

Dica de Ouro: Você precisa de reserva antecipada. Há consumação mínima, que vale cada centavo, e mesas perto das janelas tem valores mais altos.

² O Burj Khalifa tem 828 metros de altura.

  • Rally no deserto de Dubai

Dentro de um 4×4 em alta velocidade (#mulherespelomundo curte “com emoção!”) presenciamos o pôr do sol sobre as Dunas alaranjadas, formou-se uma sequência de rostos boaquiabertos diante de um cenário único!

Ao cair do sol, visitamos uma simulação de acampamento beduíno³, é uma experiência que nos aproxima da cultura e do modo de vida locais.

³ Povo nômade que vive nos desertos do Orinte Médio e no Norte da África. Constitui cerca de 10% dos habitantes do Oriente Médio.

  • Jantar no resort Bab Al Shams

A gente queria encontrar um oásis no deserto – e conseguimos!

O Bab Al Shams Desert Resort & Spa é um hotel que fica no  M E I O  do deserto.

Nós, #mulherespelomundo , fomos muito bem recebidas.

Você já teve o pensamento: “se um dia eu ganhar na mega-sena, vou descansar em um hotel 5 estrelas”? Este é o hotel de seus desejos!!! Mas a gente não ganhou na mega- sena, não tá? rs

O resort é belíssimo, a cara da riqueza! Éramos “gatas borralheiras” torcendo para que a carruagem não virasse abóbora antes de desfrutarmos de tudo! A gente não quer príncipe, a gente quer  V I A G E M  !!

O jantar foi servido no restaurante Al Hadheerah, com decoração inspirada nos antigos acampamentos beduínos. Diante do farto buffet com típicas comidas árabes, não sabíamos por onde começar. Carnes, frutos do mar, frutas, doces – os aromas brincavam com o nosso paladar.

Além da banda com música ao vivo, danças do ventre, egípcia e libanesa, o resort também oferece uma pequena apresentação teatral que recria as antigas caravanas de

beduínos que cruzavam o deserto em busca do oásis. A encenação é feita em cima das dunas que cercam a área.

Foi uma noite inesquecível!

  • Gold Souk: Mercado do Ouro

Localizado no bairro Deira, o Gold Souk é considerado o maior mercado – neste gênero – do mundo! São mais de 300 lojas! Peças únicas, com pedras preciosas, mais e menos discretas, anéis, colares, pulseiras, brincos – é uma infinidade impressionante. Nunca vi tanto ouro junto e acho que nunca mais verei! No Mercado do ouro há entre 10 e 30 toneladas do metal. “Inshalá, é muito ouro!!” 

Dubai domina cerca de 1/5 do comércio global de ouro. Essa soma foi fundamental para solidificar a reputação de que o emirado é um lugar seguro para realizar negócios no Oriente médio.

Dica de Ouro: Não volte sem pelo menos uma “joiazinha”. A tradição dos mercados árabes é de negociar na hora de precificar o produto. Traduzido para o português: não tenha vergonha, pechinche!!

  • Madinat Jumeirah

É um complexo comercial (https://www.jumeirah.com/en/article/experiences/dubai/souk-madinat-jumeirah) com arquitetura inspirada nos bazares das antigas cidades árabes. É um belo e interessante contraste com a aclamada visão futurista de Dubai.São mais de 70 lojas, com itens generosamente diversificados, hotéis, cerca de 25 bares/restaurantes que servem desde café/chá até alta gastronomia.É um passeio delicioso, com ambiente sofisticado, seguro e tranqüilo para compras de itens mais refinados.

Dica de Ouro: É o lugar ideal para abastecer seu guarda roupas de pashminas!! Meu estoque está em dia!!

  • Burj Al Arab Jumeirah

Este hotel é uma espécie de “devoção ao luxo” (https://www.jumeirah.com/en/stay/dubai/burj-al-arab-jumeirah) do alto de seus 321 metros. Quebrando as tradições da hotelaria global, foi classificado pelos Emirados Árabes como um hotel 7 estrelas – único no planeta. Ele merece o título? Certamente! A designer Khuan Chew recebeu duas orientações quando assumiu o projeto: impactar e deslumbrar. Ela entendeu a mensagem e o resultado foi uma combinação de mármore, folhas de ouro, veludo, fontes e aquários. A descrição pode parecer exagerada, mas todos os elementos estão harmonizados e não ferem os olhos encantados de quem observa tudo para deixar um registro completo na memória. O ícone de Dubai, inaugurado em 1999 ao custo de USD 650 milhoes, está sobre uma ilhota que foi construída para abrigá-lo. Com vista para Jumeirah Beach, ele foi cuidadosamente posicionado para não “formar” sombra na praia. Missão cumprida!

Há dois modos de visitá-lo: se hospedando nele ou reservando um lugar em um de seus restaurantes/bares. Obviamente, meu bilhete de entrada foi pelo bar. O Skyview tem ambiente refinado, mas descontraído. Tudo é preparado e servido de maneira que os clientes sintam-se muito especiais. A técnica funciona, cheguei a pensar que estava mesmo hospedada lá – depois acordei… rs

Dica de Outro: Você vai precisar de reserva antecipada – que será conferida pelos seguranças antes de sua entrada no hotel.

  • Show das Águas Dançantes

Praticamente tudo em Dubai provoca um questionamento em nossa mente: “o que estou vendo é real?”. Com essa atração não é diferente.

O show acontece entre o Burj Khalifa, o Dubai Souk al Bahar e o Palace Downtown. As fontes dançam ritmadas pelo som de clássicos mundiais. O espetáculo que une água, música e luzes coloridas, muda sua “coreografia” a cada apresentação. Elas são gratuitas e podem ser vistas de diversos pontos da cidade. A minha escolha para o #mulherespelomundo foi sobre o deck do restaurante Thiptara. Vista e noite incríveis!

Dica de Ouro: Durante o dia há somente duas apresentações. O espetáculo é muito mais bonito quando o sol se põe, as luzes se destacam e o cenário fica mais especial. Entre às 18h00 e 23h00 há shows a cada 30 minutos.

  • Mas afinal, o que tem para fazer em Abu Dhabi?

Este Emirado é a capital do país, ocupando 87% de seu território. Fica somente a 2 horas de Dubai e decidi incluir 3 dias no nosso roteiro, isso nos deu tempo suficiente para conhecer algumas atrações incríveis.

A cidade vem aos poucos conquistando o coração dos turistas. Seus arranha-céus futuristas lembram os grandes centros comerciais pelo mundo afora, mas nenhum deles com arquitetura tão audaciosa!

Eles tem seu próprio safari no deserto, muitos parques, shoppings, mercados tradicionais e a deliciosa gastronomia árabe.

  • Duas exclusividades de Abu Dhabi:Ferrari World – o maior parque temático indoor do mundo e a montanha russa mais rápida do mundo! (https://www.ferrariworldabudhabi.com/)

Se eu fui? Não estava preparada psicologicamente!

  • Visitamos o circuito de F1, em Yas Island (ilha artificial que fica a 40 km de Abu Dhabi), mesma localização do Ferrari World. O circuito , que acontece em novembro, já é considerado um dos mais lindos do mundo.
  • A grande mesquita Sheikh Zayed

Outra grande construção de magnitude e beleza indescritíveis. Ela abriga o maior tapete feito a mão do mundo, são 5.627 m².

As colunas e cúpulas foram confeccionadas em mármore branco, os lustres de cristal são cobertos com ouro 24 quilates e mosaicos com pedras semi preciosas.

Mesquitas são lugares sagrados para os muçulmanos, o silêncio reflexivo contrasta com o luxo presente em cada detalhe.

É obrigatória cobrir o cabelo com lenço e não usar roupas justas e braços aparentes.

  • Emirates Palace Hotel

Foi eleito pelo World Travel Awards como o resort mais luxuoso do mundo. Manter esse status requer excelência e ouro. Isso mesmo: mais  O U R O  !!

O hotel utiliza cerca de 5 quilos por ano na decoração de pratos, sobremesas em cima do pão. Sabe o gergelim? Você pode substituir por ouro!

Inaugurado em 2005, já hospedou celebridades como: Jon Bom Jovi, Elton John e Will Smith.

Ele esteve nas telonas dos cinemas mundiais, quando serviu de cenário para uma parte das filmagens de Velozes e Furiosos 7.

Conhecê-lo era uma das experiências especiais programadas para este roteiro. Felizmente, parte das áreas comuns são abertas para “não hospedes”.

Na visita provamos o cappuccino que recebe um “raio gourmetizador reluzente” – ouro em pó! Se o gosto seria diferente sem este ingrediente exótico, eu não sei, mas é um dos mais saborosos que já provei.

  • Experiências Exclusivas #mulherespelomundo

Você lembra o motivo da viagem? Meu aniversário!!!!

  • Celebrar fazendo o que mais amo, desenvolver roteiros personalizados e viajar, foi motivo para presentear o primeiro grupo de #mulherespelomundo . Comemoramos o meu aniversário à bordo de uma limousine, passamos algumas horas de muita alegria e descontração. Lembra do Burj al Arab? Terminamos a noite no melhor estilo emirado.
  • Lembra do rally no deserto, que acontece antes do acampamento beduíno? Tivemos mais “um antes” preparado especialmente para #mulherespelomundo. Um piquenique exclusivo no deserto com sessão de fotos – todas vestidas com trajes típicos locais. Vontade de terminar o passeio? Não sentimos!
  • Claro que os registros são feitos individualmente pela memória de cada uma de nós. Registramos as experiências de acordo com nossas vivências e emoções. Isso é singular. Resolvi dar uma força para as memórias que estavam sendo construídas naquela viagem: uma fotógrafa profissional acompanhou o

#mulherespelomundo e fez os cliques incríveis que você está vendo neste post.

  • Outra experiência diferenciada, foi um passeio de lancha para visitar os destaques da costa de Dubai. Selamos, com um brinde, o compromisso de estarmos juntas em outros destinos, e assim tem sido!
  • A importância de guia de turismo

Contratei uma guia exclusiva para o nosso grupo. Foi uma busca cuidadosa, pois tinha em mente alguém que falasse português e morasse em Dubai. Acredito que dessa maneira derrubamos a barreira da língua, promovendo total integração do grupo. Além disso, desejava imersão histórica e cultural – um profissional local atenderia ao meu planejamento, e assim foi! A guia morava em Dubai desde 2009, nos acompanhou o tempo todo e trouxe a valiosa experiência que eu estava buscando.

  • Viajar em grupo é mais caro?

Lendo meu relato, talvez você pense: “esta viagem não é para mim!”

Aqui está o segredo que prometi. Sim, esta viagem também é para você!

Algumas atividades só foram possíveis justamente porque viajamos em grupo. Muitas experiências não seriam possíveis se os valores não tivessem sido rateados pelo grupo inteiro. A matemática do compartilhamento: na divisão, a soma fica mais leve!!

A cada post você vai conhecer os destinos que já foram visitados pelo

#mulherespelomundo. Este grupo conecta mulheres,  que trocam experiências, vivências, compartilham desafios e celebram vitórias. Todas elas me inspiram a cada planejamento de uma nova viagem, um novo destino, um novo lugar no mundo para desbravar!

Gostou? Deixe seu comentário. Compartilhe.

Espero você no próximo post: #mulherespelomundo na Tailândia.

Mais fotos dessa viagem incrível na nossa galeria.

Deixe seu Comentário
12 Comentários
  1. […] Meu nome é Melissa Bernardelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! https://www.melbernardelli.com.br/mulheres-pelo-mundo/mulheres-em-dubai/ […]

  2. […] Meu nome é Melissa Bernadelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo […]

  3. […] Meu nome é Melissa Bernardelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo […]

  4. […] Meu nome é Melissa Bernadelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM TOUR. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo […]

  5. […] Meu nome é Melissa Bernadelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo […]

  6. Silvia Gregato   ///   27/04/2022 - 10h22

    Que viagem maravilhosa que vcs fizeram. Conheci Dubai TB e amei. Mas fiz com casais. Hoje viúva. Amei ver sua viagem mulheres pelo mundo. Um sonho que tenho muito. Quem sabe um dia realizo. Parabéns pelo seu blog. Estou amando viajar com vc.

  7. Silvia Gregato   ///   27/04/2022 - 10h22

    Que viagem maravilhosa que vcs fizeram. Conheci Dubai TB e amei. Mas fiz com casais. Hoje viúva. Amei ver sua viagem mulheres pelo mundo. Um sonho que tenho muito. Quem sabe um dia realizo. Parabéns pelo seu blog. Estou amando viajar com vc. Parabéns

  8. Everything is very open with a very clear description of the issues. It was really informative. Your site is very useful. Thank you for sharing!

  9. Major Draper   ///   24/01/2024 - 10h40

    Excellent write-up

  10. Poznaj więcej   ///   04/04/2024 - 07h57

    Outstanding feature

  11. tlovertonet   ///   16/04/2024 - 10h55

    Thanks for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do some research on this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such wonderful info being shared freely out there.

Voltar para a Home
Próximo Post