Morando em Dubai

MITOS X VERDADES X PECULIARIDADES DE DUBAI – PARTE 3

07 outubro 2021

Meu nome é Melissa Bernardelli, sou idealizadora do projeto #mulherespelomundo e proprietária da LM Tour. Quer saber como tudo começou? Clica aqui! Mulheres em Dubai – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo

  • Mitos x Verdades x Peculiaridades de Dubai – Parte 3

Está é a  última parte do post sobre coisas “diferentes” que vi e vivi em Dubai! Confiram os posts anteriores:

Parte 1. MITOS X VERDADES X PECULIARIDADES DE DUBAI – PARTE 1 – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo

Parte 2: MITOS X VERDADES X PECULIARIDADES DE DUBAI – PARTE 2 – Mel Bernardelli | #mulherespelomundo

  • Minha legenda

 Vou legendar aqui para que vocês saibam o que quero dizer quando usar as palavras: Mito, Verdade e Peculiaridades.

Mito: Aqui, no meu post, será referente ao que ouvi sobre Dubai, mas que não passa de lenda.

Verdade:Apesar de pensar que seria incrível assistir Sócrates e Nietzsche debatendo sobre “a verdade”, não tenho a pretensão de entrar neste mérito. No post, “a verdade” será sobre o que ouvi falar de Dubai e que realmente acontece – de acordo com a minha experiência aqui.

Peculiaridades: Alguns podem chamar de coisas bizarras, de curiosidades, de insanidade… A cada um o direito de refletir e tirar suas próprias conclusões. Aqui, trato “peculiaridades” como coisas que são muito diversas da nossa cultura, do modo como vivo quando estou no Brasil.

Jacuzzi na praia = VERDADE

A gente usa? No verão, nem pensar! Água fervendo e temperatura de quase 50 graus, no verão, não combinam comigo. No way!

A mente dá uma “bugada” no início. Cenário de praia, areia fofa, música, drinques e, de repente, j a c u z z i s!!

Beachs clubs são muito comuns em Dubai,  uma maneira confortável, divertida e segura para aproveitar os dias e as noites de folga! A m e i  a experiência. 

Alguns são gratuitos, como o Barasti Beach. Há os pagos, como o Zero Gravity – que está entre os melhores da cidade. A entrada inclui open bar e refeições (consultar os dias).

  • Gasolina e água custam quase o mesmo valor = VERDADE

Alguma coisa de errada não está certa…!?

Eu te conto: eles arcam com muito menos impostos do que os brasileiros. Estão muito distantes de pagarem mais de R$ 7/litro (sul do Brasil).

Falando em gasolina, os nascidos nos anos 1960 – pode ser que até antes – , 1970 e 1980, é bem provável que tenham passado por uma experiência considerada quase um ritual de passagem entre a vida infantil e a juventude: empurrar um carro sem gasolina até o posto de combustível mais próximo. Se fosse o amado Fusca, a experiência tinha sabor mais especial… Quem nunca?

Em Dubai não tem esse perrengue que já foi motivo de boas gargalhadas e é relembrado nas reuniões familiares. Se você ficar sem gasolina em casa, no meio da rua, ou em qualquer outro lugar, é só pedir por um App e o combustível chega até você rapidinho. Aí é só abastecer e pagar – e tem um bônus, o valor não muda por causa do serviço delivery. O preço é o mesmo cobrado nos postos de gasolina. Coisas de Dubai…

Sobre a água,  bom lembrar que a escassez dela  é uma preocupação mundial e os Emirados Árabes Unidos já sofrem com essa realidade. Altas temperaturas, muito calor, clima desértico e pouca chuva é uma preocupação constante dos líderes de cada um dos 7 emirados.

Para vocês terem uma idéia, na cidade de São Paulo, por ano, chove cerca de 1300 mm. Considerando o mesmo período, nos EAU chove 130 mm – algumas vezes até menos.

A gente precisa lembrar que é um bem comum e precisamos usar com consciência – sem desperdício. O planeta agradece!! 

  • Caixas eletrônicos para sacar ouro = VERDADE

Você está andando na rua, abre a carteira e está sem dinheiro, procura um caixa eletrônico para sacar o que? Dinheiro, claro! Tsc, tsc, tsc… Pode ser ouro!

Se você quer ter um “dia de glória” e sacar ouro, em Dubai está a sua oportunidade.

A máquina alemã, Gold to Go, foi instalada no Dubai Mall e é uma atração divertida e pouco comum para turistas de toda parte do mundo.

Basta inserir o cartão de crédito e comprar peças a partir de 2,5 gramas, em ouro 24 quilates, no formato de moeda, medalha, barras, jóias… O equipamento é conectado ao sistema de comércio de outro e tem os valores atualizados em tempo real.

Inshalá, é muito ouro!!

  • Quadra de tênis nas alturas = VERDADE

Ela está localizada no Burj Al Arab, um dos hotéis mais luxuosos do mundo, a 321 metros de altura.

Antes era um heliporto, mas foi convertido em quadra de tênis – em 2005 -, como parte de uma ação publicitária para o Torneio de Dubai. Sabe quem jogou lá? Roger Federer e Andre Agassi.

Segundo eles, a experiência foi fantástica  e a vista lá do alto, bom isso dá para imaginar, né?

  • iPhone de ouro = VERDADE

Queridinho entre celebridades e atletas bilionários, esse mimo desperta a cobiça de muitos fãs da marca.

Neymar, Thiago Silva, McGregor, entre outros, tem essas belezinhas personalizadas – com diamantes ou iniciais dos nomes.

A empresa iDesign Gold, situada em Los Angeles (EUA), não tem absolutamente nada a ver com a Apple. O trabalho deles consiste em desmontar e personalizar os aparelhos – começando por cobrir a estrutura externa em outro 24 k.

Quer um? Eu prefiro a minha parte em viagens!

  • Só há ricos em Dubai = MITO

Esse estereótipo é freqüentemente alimentado pelas extravagâncias e luxo que vemos por lá – seja pessoalmente, por vídeos ou matérias destinadas ao turismo. Sim, é real, há fortunas circulando, não só em Dubai, mas em todo o país. Como nem tudo são flores, há também pobreza…

Dubai é uma cidade de estrangeiros, muitos deles procuram o país em busca de trabalho e melhores condições para a família – que nem sempre os acompanha. A construção civil é uma das grandes demandas.

Eles vivem em bairros que não estão nas imagens de turismo – claro que isso acontece em todos os países -, trabalham muitas horas por um salário mínimo, mandam dinheiro para a família e precisam, com o que sobra, contornar o alto custo de vida no emirado mais famoso do país.

Ainda assim, a maioria diz que tem mais oportunidades do que se estivesse em seu país natal.

  • Dubai é a capital dos bilionários = MITO

Como disse acima, há fortunas circulando nos Emirados Árabes Unidos – seus hotéis, carros e edifícios de luxo podem nos fazer pensar que todos os bem-afortunados do planeta resolveram se reunir no mesmo lugar e criaram um “Mini Mundo Premium”.

Segundo o Relatório do Censo Bilionário 2019, da Wealth-X, os 1.942 bilionário valem, juntos, USD 6,8 trilhões. É grana para muitas gerações!!

Os Estados Unidos estão no topo da lista: 705 bilionários vivem na terra do Tio Sam –  tem muita celebridade na soma dessa conta…

Contrariando o que muitos pensam, Emirados Árabes Unidos aparece na décima primeira posição – com 55 bilionários – e metade deles reside em Dubai.

Decidi fazer essa trilogia de posts para vocês entenderem melhor esse destino fantástico, extravagante, inusitado e apaixonante.

Amei Dubai de novo, mais uma vez…

Já estou com saudades e, com certeza, posso afirmar: “Até logo, Dubai!”

Já estou sassaricando por aí, pelo mundo, que é o meu lar!

Quer saber mais? Me siga no IG @melbernardelli e acompanhe este blog!

Quer saber alguma coisa sobre viver em Dubai? Pode perguntar!

Gostou? Deixe seu comentário. Compartilhe.

Melissa Bernardelli

Travel Designer desde 2014

39 países

Seu sonho é a minha viagem! #mulherespelomundo

Deixe seu Comentário

Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post